top of page

Paraná Notícias

Desde 1997

Diretor e Editor: Wilson Vidotto Bidu

Organização Paranaense de Comunicação

CambéAZ_BiduESTÚDIO_Ícone-02_Comunicação
Exercer fielmente o papel de cidadão, não se pode dizer seja tarefa difícil, bastando que se comece pela parte mais fácil: respeitando o direito do outro.
Paraná Notícias – Publicado em 04|09|2021, às 10h30.
Carlos Veiga-04-WEB.jpg
Carlos Veiga*

Com o passar do tempo e ao longo da História, constatamos que a sociedade moderna mudou muito; e isto, desde a criação do chamado “Cidadão Romano”, que na Roma Antiga gozava de muitos direitos (contrariamente aos escravos) e poucos deveres, sendo estes, perfeitamente delimitados pelo Estado.

O enorme e atual emaranhado de leis, decretos, regulamentos, normas para todos os gostos, tanto na esfera nacional, estadual, quanto municipal, certamente que causa na cabeça do cidadão, até certa confusão quanto a seus cumprimentos. Mas, o bom senso e o agir do homem médio, devem sempre prevalecer para norteá-lo nos cumprimentos de tais regras.

Em contrastando com tudo isto, fato é que o agir como um verdadeiro cidadão nesta sociedade complexa como a nossa, onde a velocidade das informações compartilhadas, impera, tornou-se até fácil, pois ninguém pode alegar ignorância, vez que toda e qualquer informação que se queira, encontra-se hoje ao alcance da mão, bastando apenas um toque no celular.  

Logo, exercer fielmente o papel de cidadão, não se pode dizer seja tarefa difícil, bastando que se comece pela parte mais fácil: respeitando o direito do outro. Pagando em dia seus impostos, pois é através deles que recebemos outros serviços em comum com os demais cidadãos. Além disto, creio que ser cidadão, deva iniciar-se já em casa, quando acomodamos separadamente o lixo, juntando papel com papel, lixo orgânico, com lixo orgânico, vidro com vidro, de modos a começar por cuidar de nosso amigo, o gari, para que não se machuque, simplesmente porque veio recolhê-lo.

Se pensarmos bem, a solidariedade entre os cidadãos de uma cidade como a nossa, de modos a um facilitar a vida do outro, será sempre uma ação onde todos ganham e onde todos da coletividade saem beneficiados.

(*) Carlos Fernandes da Veiga   -   Advogado.                                                                     Formação: UEL – Direiro, ADESG / UniFil - Pós Graduação.     
Atividade Profissional: Atua como advogado em Cambé e região. Foi analista judiciário da Justiça do Trabalho.                                                                                     
Voluntariado: Atua no Movimento “Comunidade Alerta” de Cambé. Foi presidente da Associação dos Advogados e representante da Ordem dos Advogados, em Cambé.   
bottom of page