top of page

Jornal  Comunitário

Fundador e Diretor: Silvio Vidotte  - Desde 1989

Rua João Dalapria, 849, Jardim Ana Rosa, Cambé PR. 

E-mail: redacaojornalcomunitario@gmail.com

Jornal COMUNITÁRIO - 01 de Outubro 2019 - Ano 30 - nº 288 
CambéAZ_BiduESTÚDIO_Logo_Barra11.jpg
Água da Aliança, Nova Dantzig,
Cambé...

Um grupo de capitalistas e técnicos ingleses, tendo a chefiá-los Lord Lovat, criou em 1925, a Companhia de Terras Norte do Paraná, que adquiriu do governo do Estado uma área de 515.000 alqueires de terras para venda e exploração posteriores. Após a criação da cidade de Londrina, já então em companhia de alemães procedentes do Porto de Dantzig, rumou mais para o norte e decidiu fundar um povoado, onde hoje se acha a cidade de Cambé. O local propício a cultura agrícola e expansão industrial, foi primitivamente chamado de Água da Aliança e, por seu rápido desenvolvimento, já em meados de 1927, como homenagem aos seus fundadores, passa a denominar-se Vila Nova Dantzg. A Vila Nova Dantzig progredi rapidamente e seus habitantes decidiram pedir as autoridades a sua elevação a categoria de Distrito, face a necessidade de se estabelecer uma administração no povoado. Pela Lei Estadal n.º 191, de 9 de outubro de 1937, foi criado o Distrito Judiciário de Nova Dantzig, no município de Londrina. Em 1943, o núcleo foi elevado à categoria de Distrito Administrativo com o nome de Cambé e, em 1947, alcançou a sua autonomia. Segundo consta, aquela região era abundante em caça, daí derivando o nome de Cambé (Passo do Veado).

...E os bairros foram surgindo

Durante aproximadamente seus primeiros 15 anos, a cidade se resumia a zona rural, onde praticamente residia a metade da população e a três ou quatro bairros, todos colados com o centro da cidade. Pela ordem, surgiram praticamente juntos, a Vila Guarani, o mais antigo de todos e o Parque Santa Helena. Em seguida vieram as vilas Queiroz e Mesquita. Só por volta de 1965 é que começaram a surgir os novos bairros, mais afastados do centro da cidade. O primeiro desta nova fase foi o Jardim Santa Izabel. Em seguida vieram os jardins Alvorada, Tupi e as primeiras casas populares do Residencial Cambé, ainda no último governo do prefeito Jacídio Correia.

AS GRANDES REGIÕES

 A partir daí, o processo de urbanização do município passou a ser mais acelerado e em um período de mais ou menos 10 anos, surgem dezenas de bairros no município. Esta nova fase tem inicio no período dos prefeitos Arquimedes Mozer e Waldemar Garcia, com a industrialização mais acelerada do município, aí inseridas as grandes regiões, já bastante afastadas do centro, como a do Santo Amaro e do Novo Bandeirantes, na divisa com Londrina.

REGIÃO NOROESTE

Outra grande região da cidade que começou por volta de 1970, dando prolongamento ao Jardim Santa Izabel e Jardim Tupi, o Jardim Ana Rosa (provavelmente o maior bairro do Paraná e quiçá do Brasil), forma a região noroeste, acrescida do Cambé IV e mais recentemente dos bairros Esperança, Bela Vista, Imperatriz, Cidade Verde, José Favaro, entre outros.

JC0005_edited.jpg
JC-0001_edited.jpg
JC0003_edited.jpg
JC0004_edited.jpg
JC0002_edited.jpg
JC0006_edited.jpg

Cidade de Cambé no Estado do Paraná - Vista parcial atual

CBAZ-Barra-CambéAZ-EditorBidu-02.jpg

Jornalismo e Edição

ORGANIZAÇÃO PARANAENSE DE COMUNICAÇÃO - OPC

Todos Diretos Reservados

Posicionamento e Direção

Midias - Jornalismo - Publicidade

GRATCO Comunicações

bottom of page